Vamos fazer um churrasco?

A descoberta do churrasco é tão antiga quanto a descoberta do fogo. O homem, ao caçar o seu alimento, desenvolveu formas mais saborosas, macias e de digestão mais fácil de suas presas. Com a evolução da humanidade, o preparo da carne também evoluiu,  recebendo inúmeros molhos e temperos das mais variadas ervas.

Porém, não só o preparo evoluiu, como o intuito também. Na dissertação de Mestrado “Além da carne assada sobre brasas: os elementos da experiência de consumo do churrasco“, o autor diz:

“Muito da origem do churrasco moderno parece provir justamente de uma grande fartura do seu principal insumo, a carne de gado. Se, antigamente, está refeição cumpria um papel meramente instrumental e de otimização dos recursos disponíveis em campo aberto, com o passar do tempo, por outro lado, adquiriu simbolismos provavelmentes antes inexistentes.”

E ainda completa com uma definição bem simples e clara, sobre o que é um churrasco:

“O churrasco nada mais é do que carne assada sobre brasas, [mas] possui um forte valor simbólico, [sendo] uma manifestação eloqüente, ou seja, uma prática cultural significativa para a sociedade, expressando julgamentos e valores bem como formas de sociabilidade e de organização grupal.”

Para nós brasileiros, o churrasco é paixão nacional! Em dia de futebol, de casamento, aniversário, domigo ou dia santo. É fácil, prático e super saboroso e além disso, todo mundo já sabe algum bom truque para deixar uma carne dura mais macia, uma maneira de deixar a carne mais temperada ou um método super fácil de acender a churrasqueira.

 

Além dessas dicas, para auxiliar o seu churrasco, existe um site http://www.calculoparachurrasco.com.br/ que ajuda você a calcular quando de carne será necessário pra o número de convidados do seu evento.

E é claro, nenhum bom churrasco acontece no silêncio. Tem que ter boa música e boas companhias!

Deixe um comentário